terça-feira, 13 de junho de 2017

Dizem que é para melhorar

A junta de freguesia é responsável pelas pequenas obras no local onde preside. Como tal, as veredas limpas, os caminhos livres de ervas daninhas e pequenas obras de reparação como tapamento de buracos com cimento, são da sua responsabilidade. Ultimamente tenho visto o "empenho" da junta em melhorar (dizem eles) o acesso para pessoas com pouca mobilidade. Ora como toda a gente sabe, a nossa ilha é cheia de inclinações e casas onde só foram construídas veredas pedonais porque era impossível o acesso automóvel. Essas veredas são normalmente inclinadas e cheias de degraus. Uma pessoa com dificuldade para subir um degrau, vê a tarefa de sair/chegar a casa tremendamente dificultada. Se estiver numa cadeira de rodas então é missão impossível. A junta tem colocado varandas de ferro junto às escadas. Cada varanda é "inaugurada" com direito a fotos no facebook como se tratasse de uma obra de arte. Dizem eles que é feita para melhorar o acesso às pessoas com mobilidade reduzida mas pergunto eu: para que serve uma varanda se a vereda está cheia de degraus e uma pessoa numa cadeira de rodas não a consegue subir nem descer sozinha? Melhorar e promover a independência de quem vive com dificuldades motoras, é construir rampas ao invés de degraus. Tudo o resto não passa de publicidade enganosa para fingir uma preocupação inexistente e disfarçar a incompetência de quem está no poder.

16 comentários:

  1. Para melhor acredito... Para melhorar a quantidade de votos
    Por aqui é um aí nos acuda essas inaugurações... Uma faça ao voto
    Kis ;=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Gi! Os autarcas querem é votos e que se lixe a população. Depois de estarem no poleiro, esquecem as promessas.
      Kiss

      Eliminar
  2. Em ano de autárquicas sempre se inaugura montes de coisas. Entre 50 que não servem para nada, há 5 ou 6 que são úteis para o povo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Portanto estão a fazer uma plantação de varandas em locais onde as pessoas simplesmente não conseguem aceder, bonito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e na altura das eleições, as obras feitas são... varandas e mais varandas. Temos obra!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Apenas cascas para a caça ao voto, imagino. Aliás, varandas. Na época de eleições, todos são iguais e ficam remirando as obras com as quais ou sem quais, tudo continua "tais" e "quais". Não sei porque não nos acostumamos com o cartão de identidade dos políticos, igual em todo lugar.
    Beijos, Ana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que é defeito de fábrica de todos os políticos. Se existir algum que luta pelo povo, nunca vai chegar ao poder. isso não muda em nenhuma parte do mundo.
      Beijos, Carlos

      Eliminar
  5. Bom dia, Para os cabeças duras e interesseiras do PSD funcionam para a fotografia e demagogia, que lhes interessa os outros? interessa é o voto do povo que continuam ceguinhos a votar neles com medo de represálias dos caciques, a democracia na Arquipélago da Madeira funciona para o grupo elitista que sofrem de alergia aos problemas do povo.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é AG!
      O povo continua cego e com medo de mudar. Eu acho bem mudar porque é preciso dar oportunidade a outros de mostrar o que valem. Infelizmente aconteceu o que mais se temia: o Alberto J. jardim saiu, deixou um pupilo no seu lugar e isto está cada vez pior.
      Abraço

      Eliminar
  6. Vim para desejar-te um bom final de semana, Ana. E também pela pulsação serena que emana do seu espaço. Assim o perto e o longínquo se juntam.
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José Carlos!
      Bom final de semana para ti também com muita paz, amor e saúde.
      Beijos

      Eliminar
  7. Quero fotos!
    Não as tens para ilustrar o post?
    Pelo que descreves, não faz sentido algum, de fato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fotos há no site da junta mas como não sei se as posso colocar aqui, não pus.
      Podes ver um exemplo aqui:
      https://scontent.ffnc1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/17342987_1389877211077214_4647578554891429594_n.jpg?oh=631dd45bfd9ccf532d5dc905aac3c944&oe=59C94F7400

      Se há casos em que a inclinação elevada não permitem uma rampa, nessa foto podemos ver claramente que onde estão os degraus poderia ter sido feita uma rampa que não seria demasiado inclinada e isso sim facilitaria a mobilidade a todos os que têm dificuldade.

      Estou a ver que vou ter de me candidatar a presidente da junta para ver se ensino alguma coisa a esses supostos entendidos! lol

      Eliminar
  8. Olá, continuação de boa semana no belo arquipélago.
    AG

    ResponderEliminar
  9. Sofremos todos do mesmo... e há quem diga que «temos o que merecemos» ;) :)
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar